Fiz a pós-graduação em Arteterapia da Integrarte, em parceria com a FAVI, com coordenação da arteterapeuta maravilhosa Otília Rosângela, de Belo Horizonte.
Fazer pós-graduação em Arteterapia não é como fazer uma pós qualquer, as aulas são muito práticas e os exercícios pelos quais passamos nos tocam profundamente. Uma verdadeira transformação acontece na vida de todos que entram em contato profundo com a arte desta maneira.
Arte e Educação
A arte é o meio pelo qual podemos desenvolver todas as funções da mente… Mais que isto, a arte possibilita que nosso Self (Eu Maior, Deus interior, Sabedoria Primordial, ou como queira chamar!) se manifeste, trazendo à tona conteúdos antes submersos no inconsciente (pessoal ou coletivo). A arte é expressão, é criatividade, é inovação (como chamam no mundo corporativo), é liberdade, é espiritualidade, é conexão, é felicidade.
A educação artística não deveria ser um meio restrito pela função pensamento: “pinte o céu de azul e as pétalas das flores de rosa, cuidado para não passar da linha!” 😛
Afinal, o céu é azul? Aqui em Curitiba podemos perceber através da visão que, a maior parte do tempo, principalmente de manhã cedo quando estamos dentro de uma nuvem, o céu é branco. No fim da tarde às vezes o céu fica muito colorido, tem violetas, laranjas, azuis diversos… À noite o céu é negro e nos permite ver e sentir o infinito! Observar o mundo para poder reproduzí-lo, como estamos vendo com nossos próprios olhos, nos possibilita desenvolver a função sensação.
Aqui compartilho o meu TCC, para quem interessar.
TCC: ARTETERAPIA APLICADA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PRÉ-ESCOLAR
DUTRA, Elaine Cristina Silvestre
LOPES, Íris Cavassin
GUMIEIRO, Fábio
Arteterapia – Artigo – Elaine Dutra e Íris Lopes (PDF COMPLETO – PT-BR – 22 PG)
RESUMO
Este artigo original apresenta sugestões para aplicação da arteterapia no desenvolvimento infantil em ambiente pré-escolar, seguindo principalmente as linhas de pensamento de Piaget, Jung e Oaklander. Para tanto, primeiro apresentamos brevemente as características do desenvolvimento e da psique infantil e a importância das relações familiares e do ambiente escolar na formação humana. Em seguida, exploramos como a arteterapia pode ser aplicada, sugerindo formas de adaptação de temas, relaxamentos e visualizações, comandos, materiais, técnicas e partilha, com base nestes e em outros autores, e também apoiadas em nossa pesquisa participativa com uma turma de 8 crianças de 5 anos de idade, em uma escola particular de Curitiba-PR.
Palavras-Chave: Arteterapia, Análise Junguiana, Aprendizagem, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Educação, Ensino, Infância, Pré-Escola, Psicologia Infantil.
APPLIED ART THERAPY IN CHILD DEVELOPMENT AT PRESCHOOL AGES
ABSTRACT
This original essay brings some suggestions on how to apply art therapy for child development in a preschool environment, according mainly to Piaget´s, Jung´s and Oaklander´s lines of thought. Therefore, it briefly presents the characteristics of child development and child psyche, and the importance of family relations and school environment in human development. After that, it explores how art therapy can be applied, suggesting ways of adapting themes, relaxation and visualizations, guidance, materials, techniques and sharing, based on this and other authors, and also based on our participatory action research with a 5 years old group of 8 children, in a private school from Curitiba-PR.
Key-words: Art Therapy, Child Development, Child Psychology, Children, Childhood, Education, Jungian Analysis, Learning, Preschool, Teaching.