A escolha de materiais pode parecer difícil, então eu sempre proponho um caminho crescente e confortável: compre devagar novos materiais, conforme o interesse despertar em você. O processo da arte gera também um auto-conhecimento em relação aos materiais e técnicas mais adequados.
Existem dois tipos de objetivo para os materiais: conforto e desenvolvimento. Desenvolver uma habilidade sempre acontece FORA do conforto, então… há materiais com os quais você se identifica e que geram grande prazer no trabalho. E há materiais que são desafiadores e podem até gerar desconforto. Estes últimos podem ser necessários para desenvolver alguma habilidade específica.
Nos meus processos eu sempre opto pelo conforto, com pequenos desafios crescentes.
Antes das sugestões sobre tipos de materiais e marcas, veja esta relação dos materiais com os elementos, as funções da mente e qualidades que podem favorecer:
TERRA – Sensação: Escultura, Argila, Areia, Biscuit, Massa de Modelar
Desenvolver prazer, presença, liberar emoções ativas (yang) “mais densas” como raiva, indignação, incômodo, agitação física, diminuir a ansiedade, compensar excesso do elemento ar ou fogo.
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ÁGUA – Emoção: Tintas Aguadas, Guache, Aquarela, Spray de água
Acalmar, relaxar o corpo, deixar as emoções fluírem, soltar tristeza, sentir-se acolhido, liberar emoções (yin) estagnadas como medo, carência, frustração, insegurança, compensar excesso do elemento terra ou ar.
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FOGO – Intuição: Tintas Pastosas, Giz de cera derretido na vela, Giz Pastel Oleoso, Giz sobre Papel preto
Conectar-se com o processo artístico, deixar que sabedoria flua, conectar com o que é coletivo, ancestral ou espiritual, transformar visões negativas ampliando a mente, curar doenças psico-somáticas, processar experiências difíceis como o luto, iluminar questões nas quais não se sabe por onde começar, compensar excesso do elemento água.
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AR – Pensamento: Lápis, Carvão vegetal, Lápis de Cor, Giz Pastel Seco, Recorte e colagem, Compasso e Esquadros
Criatividade, organização, estruturar o psiquismo (especialmente com mandalas), rever história de vida e construir a partir disso, auto-análise com objetivo de realizar algo, projetos, compensar o excesso do elemento água.
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ÉTER – Consciência: imaginação, desenhar no ar com dedo, com luz, desenho em realidade virtual, mímica, expressão corporal
Ampliar o exercício de estar consciente, foco, percepção espacial, possibilidades.
ArteMeditativa – sugestão de materiais para terapia
Comece com lápis e papel. Pode ser o que você tiver, no começo.
Uma tinta aguada, pode ser guache, acrílica ou aquarela. Papel mais grosso, de preferência A3.
Giz de cera e uma vela.
Argila
Giz pastel seco e papel sulfite preto. Se quiser conservar mais o desenho, fixador.
LÁPIS E PAPEL:
Lápis de desenho – sugestão: Lápis Preto 2B Faber-Castell, se você gostar da textura mais macia deste lápis, pode tentar os mais macios, 4B, 6B.Lápis: B = mole, H = duro – quanto mais mole menos agride o papel, mas deixa mais grafite e é mais difícil de apagar, você pode comprar um HB, um 2B e um 6B se quiser conhecer o material. Para o esboço no papel de aquarela, recomendo HB, 1B ou 2B.
Papel – bloco de papel sulfite A3, 120g ou mais grosso. O papel de tamanho maior facilitará a sua expressão livre. O papel mais grosso facilitará o uso de tintas mais aguadas e pinceladas mais espessas.
Se você quer adquirir o hábito de desenhar, ter uma espécie de agenda “sketchbook”, use um caderno de desenho de folhas 100g ou mais – sugestão: Canson Art Book One 100g A5
Borracha – para arteterapia RARAMENTE usamos borracha! Mas se for comprar: Borracha Técnica Staedtler Mars Plastic ou Faber Castel Branca A borracha não deve rasgar nem manchar o papel. Evite borrachas abrasivas (como aquela vermelha e azul que “apaga até caneta”) e coloridas.
A borracha não serve para apagar um erro, como as pessoas geralmente aprendem a usa na escola… a borracha é um instrumento de desenho, para borrar o grafite, para apagar linhas sutis de construção da imagem após arte final pronta.
GIZ, GIZ DE CERA, PASTEL OLEOSO, PASTEL SECO e CARVÃO VEGETAL:
O Giz de cera é um pouco melhor para trabalhar que o lápis de cor pois “escorrega” mais, pode ser usado também de lado e como é um material barato também pode ser usado derretido na vela. Ele traz intuição ao trabalho, principalmente derretido. Pode optar pelo mais barato.
Giz Pastel oleoso é como um giz de cera, mas as cores são mais vivas e fortes, e o trabalho fica mais bonito.
Giz comum e giz pastel seco é um material poroso. O pastel seco tem cores bem vivas. É ótimo para esfumaçar e borrar (com o dedo ou algodão) e criar efeitos “aéreos”. Faz um pouco de sujeira e para guardar mais a imagem, é preciso comprar também um fixador. Podem ser usado para pintar sobre o papel sulfite preto.
Tanto o pastel seco quanto o oleoso pode optar pela marca mais barata. É um material que dura bastante, para quem usa pouco, pode ser dividido em duas pessoas.
Carvão vegetal é um material poroso como o pastel seco, de cor bem negra, usado para fazer esboço em telas e também desenhos mais fortes. É um material muito interessante para trazer intuição para o desenho (combinar elementos fogo e ar). Existem várias grossuras, pode optar pela que achar melhor. Também precisa fixador para guardar o desenho.
ARGILAS:
Qualquer argila é boa. Algumas são mais limpas, como as encontradas em papelarias. Outras podem ser mais “brutas”, e podem ter pedaços de pedras, restos, como as encontradas em casas de produtos religiosos. A argila varia de cores desde o branco ao cinza escuro, passando por todos os tons terrosos. As argilas mais claras podem gerar uma sensação mais agradável, enquanto as mais escuras podem ampliar a sensação de lidar com o “lodo” ou a “sujeira” – que pode ser desagradável, mas interessante para alguns momentos da terapia.
TINTAS A BASE DE ÁGUA:
Tenha à mãos: potes para água, panos de limpeza (camisetas velas são ótimas), godês ou uma superfície para misturar as tintas (como uma madeira plastificada ou uma bandeja velha).
CORES: Tintas aguadas misturam bem as cores, por isso, comprando 4 potes você pode fazer todas as cores – branco, magenta (rosa forte), ciano (azul claro) ou o azul que tiver e amarelo. Qualquer marca pode ser usada. Se quiser pode comprar também o preto.
Guache: é mais densa que a aquarela, mas tem certa transparência. Não seca tão rápido, por isso é mais fácil de usar.
Acrílica: é a mais opaca das tintas a base de água, possibilitando cobrir camadas de desenho completamente. É ainda mais densa que a guache e seca mais rapidamente, por isso é possível trabalhar com impasto (camadas de tinta mais grossa). Com acrílica o importante é sempre limpar o pincel, constantemente, não deixar a tinta secar no pincel pois seca rápido e deixa o pincel duro.
Pincéis: como estas tintas são mais duras, qualquer pincel é adequado. Da condor linha 284 em geral tem um bom custo.
NANQUIM E/OU AQUARELA:
Papel – bloco de papel para aquarela – sugestão: Canson 300g ou Hahnemuhle Bamboo 265g
Pincéis para Nanquim e Aquarela, pelo menos 2, ideal 4 pincéis (dois adaga e dois redondo-vela) – sugestão linha Keramik 705 (vela) 4 ou 6 e linha 765 (adaga) 8, 10 ou 12 e linha 220 (vela fino) 0. Pincéis da condor a linha é 411, 425, 444 mas a durabilidade não é tão boa. Os pincéis usados para o nanquim não podem ser usados para aquarela, pois podem “sujar” a tinta, é muito difícil limpar completamente o nanquim do pincel.
NANQUIM:
Nanquim – sugestão Tinta Nanquim Indian Ink Talens 30m . O nanquim da Acrilex é realmente ruim, ele é sintético como tinta acrílica e acaba secando e estragando o pincel. Apesar de mais barato não vale o estrago.
AQUARELA:
Aquarela – A aquarela Pentel em tubo é uma boa opção. Eu uso de forma profissional a Winsor&Newton Cotman em pastilha com 12 cores, são totalmente transparente. A Aquarela em Pastilha Koh-I-Noor eu pessoalmente nunca usei, mas já vi pessoas falarem muito bem e tem um bom custo. A aquarela Faber Castel em pastilha 12 cores não vale a pena pelo preço pois a qualidade não é muito boa. Outras marcas eu não saberia dizer.
CORES: Não é preciso comprar muitas cores, as tintas se misturam bem e é possível fazer novas cores misturando as tintas ou fazendo camadas de cores direto no papel, pela aquarela ser transparente. Para ter a cor preta forte, a melhor opção é usar nanquim conjunto com aquarela.
GEOMETRIA:
O melhor compasso para uso na arte, por ser super versátil, é o compasso com adaptador para lápis. Você pode colocar o lápis/giz/caneta no lugar do grafite. Ele não é 100% preciso como os compassos mais caros de arquitetura, mas para o uso criativo é perfeito.
Um par de esquadros. Tendo estes dois itens você pode fazer qualquer geométrico ou mandala. 🙂
Régua – apenas se você quiser calcular o tamanho do desenho.
TINTAS A ÓLEO E SPRAY
Não recomendo. São materiais tóxicos. Se você realmente tem interesse por tinta à óleo, invista em um bom diluente sem cheiro e abra bem as janelas. Se você quer pintar paredes com tinta spray, invista em uma boa máscara para filtrar o gás. Dores de cabeça fortes são comuns.
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